A Pretinha que muda vidas

BASE FORTE

por João Marcos Bezerra 
cearense, roqueiro, filho, irmão, marido, pai, amigo e pastor da IB Jardim

Texto base: Mateus 7.24-27, Lucas 6.46-49, Tiago 1.22-25

 

Lá em Natal tem um bairro chamado Parque das Colinas, onde as casas foram construídas sobre as dunas. Um conhecido meu comprou, junto com o pai, um terreno que ficava na parte alta de uma destas dunas. Neste local construiu uma casa.
Um certo dia de muita chuva o barranco cedeu e a parte de cima da duna desceu, deixando um buraco no quintal da casa. Porém, nenhum muro ou parede da casa cedeu ou rachou. Ficaram intactas porque tinham fundação profunda sobre a rocha que ficava por baixo da duna.

Jesus relacionou esta fundação profunda da casa com a vida de quem busca a Ele, aprende Seus ensinamentos e os põe em prática. Ele iniciou esta parte do sermão perguntando: “Como vocês chegam aqui me chamando de Senhor, se não fazem o que eu digo?” (Lucas 6.46).

 

Com isso deixou a entender que, quem tem Cristo como Senhor e salvador o busca, aprende o que Ele ensinou na Bíblia e aplica no seu dia a dia.

Quantas vezes nós não damos importância às Escrituras Sagradas e falamos que buscamos a Deus? Quantos de nós até vamos à igreja com certa frequência e participamos das programações, mas não lemos a Palavra durante a semana? Se é servo de Jesus é quem ler a Bíblia e a pratica, como o serviremos se não conhecemos o que Ele ensinou? Esta é a lógica deste trecho final do Sermão do Monte.

Ah! Mas se lemos ou ouvimos as Escrituras frequentemente isto nos torna discípulos do Messias? Pelo texto bíblico a resposta é NÃO!

O que torna um seguidor de Jesus em discípulo e servo é buscar, ouvir e praticar. Esta é uma progressão semelhante ao que o salmista apresentou em Salmo 1.1: quem quer ser feliz não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na companhia dos zombadores de Deus.

Quem não ouve conselhos maus, nem segue o exemplo dos que não querem saber de Deus e não praticam a zombaria do que é sagrado são felizes.

Jesus ensinou que estes se mantem firmes durante as provações e dificuldades. 

Mesmo que ande pelo vale da sombra da morte não teme mal algum porque o Senhor está junto (Salmo 23.4). 

Por isso que Tiago escreveu: “Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer” (Tiago 1.25b). A Bíblia nos ensina como enfrentar a vida na certeza que Deus está conosco todos os dias até o fim (v.6) e nos torna pessoas abençoadas por Ele.

O César MC tem uma música chamada Pretinha que diz o seguinte:

 

Quando eu escutei minha pretinha

Alguma coisa ali me fez feliz

Hoje eu vejo que a culpa é toda minha

De não ter escutado o que a pretinha diz

 

Ela é papo reto e palavras de vida

A sua fala é minha leitura preferida

Virou do avesso o que eu achava que sabia

Pois o seu lugar de fala me ensinou a ver a vida

[…]

Me olhava de um jeito profundo

Que até parecia uma espada que tinha dois gumes

E ali me cortava bem dentro da alma

Divide do espírito, juntas, medula e até minhas intenções

 

Todo aquele que julgou jamais te conheceu

O mundo inteiro folheou, sorte de quem te leu

Sempre que a gente conversa, eu revejo alguma peça

E remonto uma versão de mim que é bem melhor que essa

É que eu tenho tanta pressa, andar pela sua promessa

De partir pra um lugar melhor que aqui.

 

Que leitura e composição sobre a Palavra de Deus é esta?! O compositor se sentiu feliz, decidiu transformar a Bíblia em sua leitura preferida, pois ela virou ele do avesso, ensinou a ver a vida, penetrou profundamente em sua alma, sentiu-se um sortudo por lê-la, aproveitou cada leitura para rever a própria vida e melhorar, além de andar pela promessa de um dia partir para o novo céu e a nova terra que é um lugar melhor que aqui.

Quando não buscamos, lemos ou ouvimos e muito menos aplicamos o que a Bíblia diz não somos servos e discípulos de Jesus.

Somos como alguém que constrói a própria vida sem alicerces, sem fundações profundas, e não está pronto para suportar as dificuldades frequentes. Também somos como alguém que fica “um maior tempão” de frente para o espelho se olhando, mas quando sai da frente dele logo se esquece do que está vestindo, do que tem no rosto ou como é o próprio corpo e não se reconhece ao se olhar em outro espelho. Que viagem!

O salmista no mesmo Salmo 1, versos 4, 5 e 6, escreveu que os não seguidores de Deus são como palha que o vento leva, que no Dia do Juízo serão condenados e ficarão separados dos que obedecem ao Senhor em desgraça e morte. Diferente daqueles que são obedientes, pois são guiados e abençoados pelo Pai.

Qual fundamento queremos para nossa vida?

Uma base forte para nos manter seguros durante os momentos difíceis, que nos ajuda a mudar a nossa forma de ver a vida e nos tornar pessoas melhores com a esperança do céu? Ou uma base fraca sem buscar, ouvir e aplicar os ensinamentos de Jesus?

A minha oração é que busquemos a Cristo por meio da Sua Palavra, ouçamos Seus ensinamentos e coloquemos em prática tudo o que aprendemos para a Glória de Deus para alcançar a graça, o amor, a consolação e a comunhão do Senhor para todo o sempre. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS