UMA ENTREGA CARA

por João Marcos Bezerra

Texto base: Marcos 14.1-11

 

Podemos recontar esta história da seguinte forma:

Seis dias antes da Páscoa e após a ressurreição de Lázaro, Jesus foi para Betânia comer na casa de Simão, que era leproso e, provavelmente, foi curado por Jesus. Deve ter se juntado com Lázaro, Marta e Maria para oferecer esta refeição como forma de agradecer. Marta servia. Lázaro e Simão estavam à mesa com o Mestre, discípulos e outros convidados. E Maria entrou com um frasco de alabastro – um pequeno recipiente de mármore –, e derramou um perfume caro feito de nardo – uma planta do Himalaia, cujo galhos eram usados para fazer perfume e óleo essencial – na cabeça e nos pés de Jesus. O perfume tomou conta da casa. (João 12.1-3).

Os discípulos e alguns convidados reclamaram porque o frasco daquele perfume valia cerca de 300 denários – valor equivalente a trezentos dias de trabalho naquele tempo. Judas queria embolsar a grana, porque era ladrão e tomava conta do dinheiro que cobria os custos de Jesus e seus discípulos. Por isso, influenciou os outros a reclamarem da atitude da mulher. (Mateus 26.8,9; Marcos 14.4,5; João 12.4-6).

O Mestre repreendeu a todos porque Maria estava fazendo uma boa ação a Ele e preparando o corpo Dele que seria sepultado em pelo menos uma semana. E sobre a falsa alegação de doar o valor aos pobres, o Senhor deixou claro que eles teriam outras oportunidades para ajudar (Marcos 14.6-8). Realmente a igreja tem um papel importante nisto desde os primeiros cristãos descritos no livro de Atos dos Apóstolos.

 

A ENTREGA DE MARIA CUSTOU CARO

 


Mais uma vez Maria sai do protocolo normal que as mulheres teriam num banquete realizado a um mestre e convidados. Em Lucas 10.38-42 ela deixou a irmã servindo e se assentou aos pés de Jesus para ouvir seus ensinamentos. Assim como ela, nós temos parado de fazer as coisas e dedicado tempo para aprender os mandamentos e orientações que o Senhor deixou para nós? Quantas vezes investimos tempo em oração e estudo da Bíblia? Em quais situações em que precisamos tomar uma decisão consultamos a Deus em oração? Como temos aplicado os ensinamentos bíblicos em nosso dia a dia?

Em João 12.1-8 Maria pegou um frasco caro, quebrou e derramou um perfume também caro sobre Jesus. O valor de trezentos dias de trabalho foi o custo desta devoção, dedicação e entrega desta mulher. Qual é o custo da nossa entrega ao Senhor? Entregamos a nossa vida a Ele? Nós e o que temos pode ser usado por Deus para que outras pessoas também conheçam sobre o Evangelho do Senhor?

Não falamos de dinheiro, mas de vida entregue ao Mestre. Se consideramos que Deus é o dono da prata e do ouro (Ageu 2.8), porque achamos que Ele quer nos extorquir? Precisamos ficar atentos para que este conceito e a história de Maria não sejam utilizadas para tomar nossa grana para encher o bolso de alguém. O Senhor quer primeiro a nossa vida dedicada a Ele. Se buscarmos o Reino de Deus e a Sua justiça como prioridades, o sustento nos será dado. Se vivemos uma vida com o Senhor, temos mais o que ganhar do que perder.

Porém, precisamos entender que nossa entrega custa caro, mais caro do que os 300 dias de trabalho derramados na cabeça de Jesus.

 

Se alguém quer vir após mim, negue a sim mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa e por causa do evangelho, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? (Marcos 8.34-36).

 

Negar a si mesmo é reconhecer que nossa vida não nos pertence mais, mas é do Senhor. Com isso, tomaremos a cruz assim como Jesus fez e seguiremos a Ele. Neste ponto entramos em outra lição extraída do texto.

 

O EVANGELHO SERÁ PREGADO EM TODO O MUNDO

 

Em Marcos 14.8 Jesus falou que Maria preparou o corpo dele para o sepultamento e no verso 9 anunciou que as boas novas seriam pregadas em todo o mundo junto com a história dela. Isto porque ela é exemplo de devoção e dedicação. Entretanto, o destaque é que o Senhor estava confirmando a pregação dos Seus ensinamentos para as pessoas em toda parte.

Depois de morrer e ressuscitar e antes de subir ao céu, Jesus deixou a missão para nós de: fazer discípulos, batizar e ensinar (Mateus 28.19,20); pregar o Evangelho a todas as pessoas (Marcos 16.15), falando acerca do arrependimento para remissão dos pecados (Lucas 24.47); e testemunhar Dele aqui e em qualquer lugar do mundo.

 

Se nos reconhecemos como discípulos de Cristo, devemos fazer parte do que Deus está fazendo no mundo, entregando nossa vida completamente a Ele, sendo exemplo de devoção – como Maria, irmã de Lázaro, foi –, honestos, íntegros, amorosos, respeitosos, bons profissionais, pais, filhos, amigos, vizinhos e cidadãos, e cumprindo a nossa missão de espalhar os ensinamentos do Senhor, começando em casa, até onde estivermos, em nome de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS