CASOU?! JÁ ERA!

por João Marcos Bezerra - @joaomarcosbezerra.pr

Texto base: Mateus 19.3-8

 

O texto de Mateus 19 apresenta uma situação em que Jesus foi testado pelos fariseus que queriam pegá-lo rejeitando a lei e escolheram o assunto do divórcio, que até hoje é um tema difícil. O Senhor, com maestria, foi ao começo da raça humana para responder a pergunta e deixou um princípio importante para nós, que quero compartilhar neste momento: “o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne” (Gn 2.24).

Em Gênesis 2.24, o termo hebraico usado para ‘deixar’ é definido por soltar, abandonar, deixar para trás, libertar[1]. Isto significa que o casal deve se libertar de todo relacionamento que atrapalhe o casamento, ou seja, colocar limites nas interferências dos pais, romper os laços com relacionamentos afetivos anteriores que possam prejudicar a harmonia do casal.

Após deixarem estes relacionamentos, o homem e a mulher se unem “numa ligação afetiva bem forte e íntima”[2]. O “tornar-se uma só carne” é muito mais do que consumar o casamento com o sexo. É uma união completa e integral entre duas pessoas, que passam a formar um conjunto único, um todo. Da mesma forma que o único Deus é composto por três pessoas[3], a partir do casamento o homem e a mulher formam uma unidade.

Os ouvintes de Jesus provavelmente entenderam que a ligação que o casal forma é tão forte e intensa, que os discípulos disseram: “Se esta é a situação do homem e sua mulher, é melhor não casar” (v. 10). A resposta de Jesus nos versos 11 e 12 é um assunto para outro momento. Já os fariseus, no verso 7, que queriam pegar uma falha do Mestre em sua interpretação da lei, insistiram: “Por que a Lei de Moisés permite o divórcio?” (assim como a nossa lei brasileira). Eles ouviram como resposta que a dureza do coração humano foi o motivo dessa brecha, “mas não foi assim desde o princípios” (v.8).

Não podemos aceitar a separação como uma alternativa para resolver os conflitos ou problemas de um casal. Precisamos considerar algumas lições importantes para manter o casamento saudável e evitar o divórcio.

1.     O namoro é o momento ideal para conhecer o caráter do futuro cônjuge – a forma como trata os pais, os amigos e com quem ele se relaciona. Essa é umas das maneiras de avaliar se o outro é adequado para o matrimônio;

2.     O apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 7, ensina que o homem e a mulher devem cumprir os seus deveres conjugais um para com o outro, inclusive em não negar o corpo ao cônjuge, “exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem a oração” (v.5);

3.     A vida conjugal é um relacionamento de mútua submissão. Muitas vezes, distorcemos a Bíblia e aplicamos a sujeição somente às mulheres e chegamos ao ponto de dizer que Paulo era machista (hehehe). Mas Efésios 5.21 diz: “Sujeitem-se [sejam submissos] uns aos outros, por temor a Cristo”. Logo no versículo seguinte reforça a submissão para a mulher e dá ao homem mais uma exigência: “Maridos, ame cada um à sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela” (v.25). Ou seja, além de se submeter, o homem deve amar a mulher com entrega, sacrifício e cuidado por ela;

4.     O amor nunca acaba. Amar não é um sentimento, mas sim uma série de ações que mostram ao outro paciência, bondade, humildade, perdão, mansidão e passa por todas as situações porque “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Co 13.4-8);

5.     Deus odeia o divórcio, assim como “odeia homem que se cobre de violência” (Ml 2.16).

Então, como Deus fez no princípio, vocês que estão casando agora e aqueles que estão casados devem trabalhar incansavelmente para resolver os conflitos, manter a paz e continuar casados. Para quem é divorciado e não casou novamente, Jesus e o apóstolo Paulo recomendaram que não se casam. Mas, para aqueles que casaram de novo ou querem casar, digo eu, não se divorciem mais.

Por fim, afirmo que o casamento é algo tão importante que foi abençoado pelo Senhor na criação do mundo. Desta forma, precisamos cumprir os deveres matrimoniais, ter uma relação de submissão mútua, amar verdadeiramente de forma prática e não aceitar o divórcio como opção para resolver problemas. Que Deus nos ajude no desafio de viver a vontade Dele para o casamento. Amém!



[1] Bíblia Strong: português, hebraico e grego. Aplicativo. Palavra Iazab.

[2] Bezerra, João Marcos. Escritos Modernos de um jovem sábio. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Ed. Koinonia, 2018, p. 46.

[3] Bíblia de Estudo MacArthur. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010, p. 20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS