MODELO NO AMOR


por João Marcos Bezerra – jmarcoscb@gmail.com
Texto base: 1 Timóteo 4.12

Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um [modelo] para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. (1Tm 4.12 NVI)

Estamos no Dia dos Namorados. Data que faz referência ao amor entre duas pessoas. Lembra da necessidade de demonstrar o motivo que une um casal e faz com que os mantenha juntos, o amor. Alguns tratam isto como um sentimento, mas a Bíblia o coloca como atitude. E o apóstolo Paulo traz um grande desafio a todos os que se consideram cristãos por meio da carta ao seu discípulo Timóteo: nós devemos ser modelos no amor.
As cartas a Timóteo são especiais porque eram voltadas para orientar o jovem pastor da igreja na cidade de Éfeso. São conhecidas, juntamente com Tito, como cartas pastorais. Foram escritas pelo apóstolo Paulo ao seu discípulo, seu “verdadeiro filho na fé” (1.2). Eles se conheceram na cidade de Listra, provavelmente durante a primeira viagem missionária do apóstolo. Todavia, foi na segunda viagem deste a Listra que Timóteo foi integrado a jornada missionária.
Em 1Timóteo 1.3 lemos que Paulo pediu a Timóteo para ficar em Éfeso com o objetivo de “ordenar a certas pessoas que não mais ensinassem doutrinas falsas” que já estava fazendo com que algumas pessoas se desviassem da fé em Cristo e da obra de Deus (vs.4-7). Para isso, era necessário que o jovem pastor aprendesse a orientar os irmãos na vida cristã.
Diante das recomendações, o apóstolo pediu ainda ao discípulo que este fosse um modelo (4.12; 6.11-14,20,21). Sendo irrepreensível, correto diante dos homens, por meio do exemplo, Timóteo conseguiria levar à igreja de Éfeso a mensagem de Cristo e repreender os falsos mestres, aconselhar os idosos, os ricos, os escravos, os líderes da igreja e todos os irmãos. Apesar disso ser direcionado a um jovem pastor, o seu ensino serve para todos os cristãos.
Paulo escreve a Timóteo que, em vez deste ser desprezado por ser jovem, deveria ser um padrão, exemplo (tupos em grego), “um modelo de acordo com o qual algo deve ser feito, padrão de advertência, exemplo a ser imitado” (STRONG). Isto significa que o jovem pastor deveria ser um modelo a ser seguido pelas pessoas, uma imitação de Cristo.
Esta mesma imitação o apóstolo recomenda que a todos os cristãos: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1Co 11.1), “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5.1) e “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus” (Fp 2.5). Então, ser padrão nada mais é do imitar a Jesus. E neste texto chamamos a atenção para o exemplo no amor.
Jesus é claro ao dizer “com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13.35). Não faz sentido algum a igreja transmitir cultos e lives pelas redes sociais e não demonstrar amor pelas pessoas. Não faz sentido dizer que ama a Deus e odiar o seu irmão (1Jo 4.20,21), ofendendo ou recriminando as pessoas por comentários ideológicos divergentes. Isto porque o discípulo de Cristo deve ser exemplo na compaixão, no respeito e no amor ao próximo.
O amor em que nós devemos ser modelo é o mesmo amor do Pai por nós, é o amor incondicional, onde amamos sem esperar ter algo em troca, descrito em 1 Coríntios 13.4-8 como: paciente e bondoso; não ciumento, nem orgulhoso, vaidoso, grosseiro e nem egoísta; que não maltrata, nem procura seus próprios interesses, nem se ira facilmente ou guarda mágoas; não se alegra com atos injustos, mas sim com a verdade; tudo crê, espera e suporta e nunca se acaba.
Toda essa exigência que o discípulo de Jesus ame as pessoas com tanto altruísmo, desprendimento, sem querer retorno, dar-se pelo fato de que “Deus é amor” (1Jo 4.8) e o amor procede Dele. Como um imitador de Cristo, a partir da conversão, tornamo-nos filhos de Deus e devemos lembrar que aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Ele (v.7). Então, o ato de amar as pessoas sem distinção e com desprendimento é uma demonstração que nascemos de Deus, conhecemos a Ele e somos membros da Sua família. Se não queremos ser desprezados pela sociedade, devemos amar incondicionalmente as pessoas.
Esta característica, juntamente com a necessidade de cuidar do falar, do pensar e do conhecimento da Palavra, de ter um bom testemunho, de demonstrar a fé por meio do que fazemos e de buscar manter-nos puro, habilita-nos a ser um modelo a ser seguido. Com isso, ninguém conseguirá nos desprezar porque verão os servos de Deus em que nos tornamos, como um referencial e exemplo. O desafio é grande, mas deve ser encarado por quem quer servir ao Senhor.
A minha oração é que sejamos um exemplo no amor para toda a sociedade e que as pessoas conheçam a Jesus por meio disto. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS