O VERDADEIRO LÍDER


por João Marcos Bezerra – jmarcoscb@gmail.com

Costumo sempre escrever e falar que liderança pode ser definida resumidamente em uma única palavra, influência. James Hunter define da seguinte forma: “liderar é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.[1]”. Então, o líder é aquele que influencia, inspira, anima outras pessoas a realizarem uma determinada tarefa, a seguirem numa direção em comum, a cumprirem uma mesma missão, a fazerem alguma coisa com mesmo propósito.
Em muitos casos quando pensamos em liderança, imaginamos logo alguém numa posição de destaque, assumindo altas responsabilidades, mas também cheio de direitos e regalias. Afinal, o cara está numa posição privilegiada. Infelizmente, temos esta imagem também quando pensamos em liderança na igreja. Achamos que o pastor é o “presidente supremo da empresa”, os ministros são os “bonzões” e os demais líderes são “os caras”. Todos cheios de privilégios! Isto não é a realidade dos fatos.
No meio cristão, os líderes devem servir a todos. O próprio Cristo deu o exemplo e disse: “Como vocês sabem, os governadores dos povos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos” (Mc 10.42,43); e, “o Filho do Homem não veio para ser servido e sim para servir, e dar a sua vida em resgate de muitos” (v.45). Então, o líder cristão na verdade é aquele que serve os outros, assim como Jesus serviu. Aquele que busca a posição não entendeu o ensino do Mestre.
Diante disto, podemos nos considerar líderes. Primeiro, porque estamos lendo este artigo. [Mesmo que seja apenas um curioso, saiba que você é um líder. Não tem jeito! – hehehe]. Segundo, porque exercemos influência sobre alguém. [Acha que não? Então presta atenção no seu cotidiano onde perceberá isso. Pelo menos uma pessoa na vida você influencia, já influenciou ou influenciará]. Terceiro, porque Jesus ensinou que o líder é aquele que serve. [Nós servimos em muitas ocasiões].
Mas o que é ser servo? O Babilon descreve como “aquele que não têm direitos, ou não dispõe de sua pessoa e bens”. A palavra grega doulos, usada na Bíblia para servo, significa “alguém que se rende à vontade de outro; aquele cujo serviço é aceito por Cristo para estender e avançar a sua causa entre os homens; dedicado ao próximo, mesmo em detrimento dos próprios interesses; escravo”[2]. E o próprio Jesus demonstrou que ser servo era deixar a mesa para lavar os pés dos discípulos (Jo 13.3-11) e abrir mão da sua divindade para, em forma humana, ser o sacrifício perfeito para a nossa salvação (Fp 2.5-11).
“Ok! Beleza! Já entendi que o líder influencia e serve outras pessoas, mas não precisa de nenhum perfil de liderança?”. É claro que sim. E sabe qual é este perfil? Imitador de Cristo (1Co 11.1; Ef 5.1), isto é, ser alguém que reproduz as qualidades de Jesus, que busca agir exatamente como Ele. (Danou-se! Que coisa difícil de conseguir!)
Reproduzir as características de Cristo realmente será difícil se não houver a ação do Espírito Santo em nossas vidas (Importante! Isso só existe se houver conversão.). “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas…” (At 1.8). Com isso, a primeira coisa que um líder precisa ser é convertido.
Segunda coisa, o Salmo 119.33-40 mostra alguns aspectos do que é ser submisso a Deus: depender do Senhor para ensinar e guiar no caminho a seguir (vs.33,35,36); para dar entendimento para guardar e cumprir a lei de todo o coração (v.34); para desviar os olhos das coisas inúteis (v.37); para confirmar as promessas feitas (v.38); para livrar das desgraças (v.39); e para preservar a vida por meio da justiça divina (v.40). Sem isto não será possível se tornar um homem ou mulher de Deus, muito menos, um líder cristão.
Depender é ser submisso, obediente, subordinado, que é servo e que confia no Senhor. Um líder, ao se tornar dependente, alcançará o perfil e a espiritualidade semelhante de Jesus, que é o ponto de partida da liderança cristã. Todavia, isso só é possível por meio de uma vida de oração e conhecimento da Palavra, pois isto nos leva até Deus para colocar diante Dele nossos pedidos e súplicas (Ef 6.18) e nos permite também saber os mandamentos divinos para uma vida cristã e liderança verdadeira (Sl 119).
Diante disso, após aprender que somos líderes, pois influenciamos e servimos pessoas, e também que precisamos ter o Espírito Santo e sermos submissos a Deus, podemos abordar a principal característica de Jesus que reflete a integridade necessária na nossa liderança: ser irrepreensível, que está na lista de qualificações dos ministros escrita por Paulo à Timóteo (1Timóteo 3.1-13) e Tito (Tt 1.5-9).
O termo “significa ‘acima de censura ou recriminação, inculpável’; alguém que não pode ser (justamente) acusado ou ‘pego’ em algum tipo de iniquidade ou injustiça”[3]. Isto não quer dizer que este líder deva ser perfeito. Até mesmo porque isto é impossível, devido ao pecado (Rm 3.23). Todavia, um líder irrepreensível é alguém íntegro, reto, que admite e se arrepende quando erra e busca viver “em paz com todos” (Rm 12.18) e amar as pessoas (Jo 13.34,35).
Toda a listagem de qualidades seguintes, tanto na lista à Timóteo como à Tito, é como se fossem derivações do termo irrepreensível, pois quem é inculpável é: fiel a sua esposa, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro, pacífico, não avarento, bom governante do seu lar, maduro e tem boa reputação. Então, usar palavras impensadas frequentemente e linguagem obscena, acobertar e manter pecados sexuais, faltar com disciplina moral, realizar negócios ilícitos, ser imprudente, avarento, briguento e rancoroso, de reputação suspeita e ética questionável são desvios de caráter que demonstram características contrárias.
Com isso, é necessário agora analisar a nossa postura de liderança. Temos influenciado positivamente as pessoas? Temos servido as pessoas que estão ao nosso redor? Buscamos viver de forma inculpável? Temos mantido um comportamento correto? Somos disciplinados? Temos outras qualidades de um homem ou mulher segundo o coração de Deus? Se a resposta for sim a todas ou a maioria destas perguntas, estamos no caminho certo. Se em alguma for não, precisamos corrigir.
O verdadeiro líder cristão é um imitador de Jesus, buscando mostrar as virtudes Dele e viver de forma semelhante a Ele. Então, precisamos amar e servir ao próximo e viver de forma irrepreensível. Entretanto, isso só será possível quando mantivermos uma vida de oração e de busca por conhecimento da Palavra, no intuito de manter um relacionamento verdadeiro com Deus porque sem isso não seremos imitadores de Cristo e, muito menos, seremos servidores e inculpáveis. Pense nisso! Deus abençoe geral!



[1] HUNTER, James. Como se tornar um líder servidor. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
[2] Bíblia Strong: português, hebraico, grego. Aplicativo para celular.
[3] MERKH, David J. Homem nota 10: equipando líderes de caráter em casa, na igreja e na comunidade. São Paulo: Hagnos, 2015.

Comentários

Unknown disse…
Texto muito oportuno, profundo mas também simples, parabéns brother João.

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS