PROCURA-SE!!!





por João Marcos Bezerra – jmarcoscb@gmail.com

Costumo sempre escrever e falar que liderança pode ser definida resumidamente em uma única palavra, influência. James Hunter define da seguinte forma: “liderar é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.”[1]. Então, o líder é aquele que influencia, inspira, anima outras pessoas a realizarem uma determinada tarefa em comum, a seguirem numa direção em comum, a cumprirem uma missão em comum, a fazerem alguma coisa em comum.
Na história tivemos vários líderes, como exemplo: Nelson Mandela (África do Sul), Steve Jobs (Apple), Martin Luther King Jr. (pastor americano), Alexandre – o Grande (Roma), Gengis Kan (Mongólia), Adolf Hitler (Alemanha nazista), Getúlio Vargas (Brasil), John Haggai (Instituto Haggai), Edir Macedo (Universal), Sr. Burns (Os Simpsons) e Professor Xavier (X-men). Destes encontramos boas e más lideranças. Qual é a diferença entre eles? Talvez a motivação deles, que demonstrou ser boa por parte de uns e ruim por parte de outros.
Vou considerar que você é um líder. Primeiro, porque você exerce influência sobre alguém. Acha que não? Então presta atenção no seu cotidiano que você perceberá isso. Pelo menos uma pessoa na vida você influencia, já influenciou ou influenciará. Segundo, porque você está lendo este texto. Mesmo que seja apenas um curioso, quero dizer que você é um líder. Não tem jeito! Porque eu já considero você um líder e não tem motivo melhor para você acreditar nisso. (hehehe) Então, pergunto a você o que lhe motiva a liderar? O que determina a forma como você influência os outros? Espero que sejam boas motivações.
Em nosso meio cristão, precisamos urgentemente de líderes que exerçam não apenas boas influências, mas que tenham o perfil ideal para serem bons, ou melhor, para serem homens e mulheres de Deus neste papel. E sabe qual é este perfil? Imitador de Cristo (1Co 11.1; Ef 5.1), isto é, um reprodutor das qualidades de Jesus (fazer exatamente como Ele). (Eita! Danou-se! Que difícil perfil, hein?!)
Ter as características de Cristo em nós realmente será difícil se não houver a ação do Espírito Santo em nossas vidas (Importante! Isso só existe se houver conversão.). “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas…” (At 1.8). Com isso, a primeira coisa que um líder precisa ser é convertido e, consequentemente, ser dependente de Deus. Jesus, o nosso modelo a ser imitado, dá esse exemplo em João 5.19,20:

Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. Pois o Pai ama ao Filho e lhe mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras ainda maiores do que estas.

O Salmo 119.33-40 mostra alguns aspectos desta submissão também: depender do Senhor para ensinar e guiar no caminho a seguir (vs.33,35,36); para dar entendimento para guardar e cumprir a lei de todo o coração (v.34); para desviar os olhos das coisas inúteis (v.37); para confirmar as promessas feitas (v.38); para livrar das desgraças (v.39); e para preservar a vida por meio da justiça divina (v.40). Sem esta dependência não é possível se tornar um homem ou mulher de Deus, muito menos, um bom líder. Ser um imitador de Cristo?! Será impossível sem isso.
Depender é ser submisso, obediente, subordinado, que é servo e que confia no Senhor. Um líder, ao se tornar dependente, alcançará o perfil e a espiritualidade semelhante a Jesus, que é o ponto de partida da liderança cristã. Todavia, isso só é possível por meio de uma vida de oração e conhecimento da Palavra, pois isto nos leva até Deus para colocar diante Dele nossos pedidos e súplicas (Ef 6.18) e nos permite também saber os mandamentos divinos para uma vida cristã e liderança verdadeira (Sl 119).
Diante disso, é importante detalhar algumas das características de Jesus que compõem o perfil de um líder. Não vou ser maluco de colocar as dezenas delas aqui porque encontramos isso em sites especializados como Instituto Jetro e Ministério Fiel, e em livros de John Maxwell, Bill Hybels, Ken Blanchard e muitos outros, mas quero apenas detalhar um pouco de duas qualidades que acredito serem extremamente relevantes e que podem resumir muitas outras.
A primeira está baseada em João 13.1-17 quando Jesus lava os pés dos discípulos durante a ceia da Festa da Páscoa. “Se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.” (vs.14,15). Além disso, em Fp 2.5-7 fala que devemos ter a mesma atitude de Cristo, que embora sendo Deus, esvaziou-se e se tornou servo.
O termo servo no grego (doulos) tem um significado muito mais forte do que é traduzido porque significa escravo – alguém que se rende à vontade de outro; dedicado ao próximo, mesmo em detrimento dos próprios interesses[2]. Paulo escreve isto convocando todos os cristãos a servirem uns aos outros porque Jesus nos deu o exemplo. Isto significa que, como líderes cristãos, devemos servir os nossos liderados.
Todavia, não é ser um escravo qualquer, mas um servo que ama a quem serve (Jo 13.34,35), que tem iniciativa para perceber e atender as necessidades do outro (vs.4-7), e que serve como se estivesse servindo ao próprio Deus certo da recompensa que receberá no Senhor (Colossenses 3.23,24). Jesus não foi um escravo qualquer e sim um servo exemplar que abriu mão da Sua glória para nos servir e morrer por nós e Ele deseja esta mesma atitude de nós.
A segunda característica que acredito resumir todas as outras qualidades junto com a anterior é ser irrepreensível. Virtude que está na lista de qualificações dos ministros escrita por Paulo aos seus discípulos Timóteo (1Timóteo 3.1-13) e Tito (Tt 1.5-9). O termo “significa ‘acima de censura ou recriminação, inculpável’; alguém que não pode ser (justamente) acusado ou ‘pego’ em algum tipo de iniquidade ou injustiça[3]”. Isto não quer dizer que este líder deva ser perfeito. Até mesmo porque isso é impossível a nossa natureza humana pecaminosa (Rm 3.23). Todavia, um líder irrepreensível é alguém íntegro, reto, que admite e se arrepende quando erra e busca viver “em paz com todos” (Rm 12.18) e amar as pessoas (Jo 13.34,35).
Toda a listagem de qualidades seguintes, tanto na lista à Timóteo como à Tito, é como se fossem derivações do termo irrepreensível, pois quem é inculpável é fiel a sua esposa, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro, pacífico, não avarento, bom governante do seu lar, maduro e tem boa reputação. Então, usar palavras impensadas frequentemente e linguagem obscena, acobertar e manter pecados sexuais, faltar com disciplina moral, realizar negócios ilícitos, ser imprudente, avarento, briguento e rancoroso e ter filhos fora de controle, reputação suspeita e ética questionável são desvios de caráter que demonstram alguém que é sujeito à censura.
Diante dessas duas características, é necessário agora analisar a nossa postura de liderança. Temos servido os nossos liderados e as pessoas que estão ao nosso redor? Temos amado eles, percebido as suas necessidades e tido a iniciativa em servi-los? Buscamos viver de forma inculpável? Temos mantido um comportamento sóbrio e prudente? Somos disciplinados? Temos outras qualidades de um homem ou mulher segundo o coração de Deus? Se a resposta for sim a todas ou a maioria destas perguntas, estamos no caminho certo. Se for não, há algo errado. Assim, provavelmente nossa motivação para liderar esteja equivocada.
O verdadeiro líder cristão é um imitador de Jesus, buscando mostrar as virtudes Dele e viver de forma semelhante a Dele. Então, precisamos amar e servir ao próximo e viver de forma irrepreensível. Entretanto, isso só será possível quando mantivermos uma vida de oração e de busca por conhecimento da Palavra, no intuito de manter um relacionamento verdadeiro com Deus porque sem isso não seremos imitadores de Cristo e, muito menos, seremos servidores e inculpáveis. Pense nisso! Deus abençoe geral!




[1] HUNTER, James. Como se tornar um líder servidor. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.
[2] Bíblia Strong: português, hebraico, grego. Aplicativo para celular.
[3] MERKH, David J. Homem nota 10: equipando líderes de caráter em casa, na igreja e na comunidade. São Paulo: Hagnos, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS