DEBATES INÚTEIS


por João Marcos Bezerra – jmarcoscb@gmail.com
Texto base: Romanos 14
Baseado na lição 51 (O amor considera o próximo) da Revista ‘Reflexões Bíblicas’ da CBM

Aceitai o que é fraco na fé, sem a preocupação de debater assuntos controvertidos. (Rm 14.1 BJK)

Imagine a seguinte situação: uma igreja ultraconservadora, onde não se bate palma no louvor e muito menos se dança porque é pecado, recebe num determinado domingo pela manhã, no seu culto mais cheio, um missionário angolano, que será o pregador. Ele chega com aquela roupa colorida parecida com um vestido e um chapéu bem característico. Já causa um choque inicial, mas, como é o pregador, os irmãos só observam. Todavia, no momento do louvor o pregador se empolga com as músicas e começa a bater palma e a dançar bem estilo africano. Agora danou-se!
Os irmãos ficam chocados. Alguns cobrem os olhos das crianças para não verem o “pecado” do missionário. Os mais novos começam a rir da agitação. Os mais idosos fecham a cara e olham feio para o pastor da igreja que estava lá na frente com o olho arregalado e o rosto vermelho (não sei se de vergonha ou raiva – rsrs). Como a turma do louvor era metida a renovada, empolga-se com o pregador e prolongam o louvor tocando todas as músicas agitadas possíveis.
Quando o louvor termina o missionário está todo suado, mas feliz pelo louvor prestado a Deus. Enquanto isso, a igreja está esvaziada porque muitos irmãos saíram escandalizados. Podemos imaginar o rebuliço que isso deu na igreja, o debate que se formou depois e o problema que o pastor teve que resolver. Isso é uma ficção, mas serve para representar choques culturais que normalmente geram tantos debates inúteis em nossas igrejas, no intuito de determinar se é certo ou não, se é bíblico ou não, se é pecado ou não.
O capítulo 14 de Romanos tem mais ou menos essa “mesma pegada”. A igreja em Roma tinha todo tipo de gente da época que se possa imaginar – gregos, romanos, judeus etc.. Todos de culturas bem diferentes. Muitos comiam carne feito “um leão”. Outros eram vegetarianos e até “veganos” (quem sabe). Alguns comiam carne dedicada aos ídolos que eram vendidas no comércio. Isso já gerava uma discussão tão grande. Imagine se acrescentasse os dias religiosos. Eram debates frequentes que dividia não só as opiniões, mas a igreja também.
Paulo começa a exortação aos irmãos falando “aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos” (v.1 - NVI). A versão da Bíblia Strong diz: “acolhei ao que é débil (fraco, doente, pobre) na fé, não, porém, para discutir opiniões”. Ou seja, recebam aquele que ainda precisa crescer na fé, sem entrar em debates inúteis que não edificam e nem agregam valores e princípios bíblicos a igreja porque não passam de opiniões pessoais.
Como já conversamos sobre julgamento, não vou me deter muito, mas apenas lembrar: o problema não é julgar o outro. O problema está em julgar com a nossa própria justiça. Jesus fala em João 7.24: “Não julguem segundo o que vocês veem, mas pela reta justiça” (versão pessoal). Isso acontece porque temos uma visão limitada e decaída dos outros e das coisas. Por isso, devemos julgar com a justiça divina.
Paulo faz esta recomendação: “deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão” (Rm 14.13 NVI). Muitas vezes estabelecemos normas de conduta e usos e costumes pessoais ou comunitários (isso pode, isso não pode, isso é certo, isso é errado) e colocamos na comunidade cristã como mandamentos bíblicos. Só que a Bíblia não trata do assunto da mesma forma. Os fariseus faziam isso (Mt 23.2-11). Isso é considerado no texto como colocar “obstáculo no caminho do irmão”.
Pense da seguinte forma: se você considera algo errado e não tem base bíblica para isso, fique calado. Não ponha esse julgo sobre o irmão! E, se você considera tal coisa certa, também não tem fundamentação na Palavra e ainda sabe que vai escandalizar um irmão que é fraco na fé, também fique quieto. Não destrua seu irmão! E ainda tem outra situação – se você tem dúvida se é pecado ou não fazer alguma coisa, não faça porque será pecado se o fizer com dúvida.

Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência [injúria, calúnia e insulto][1]… É melhor não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que seu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer… Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. (Rm 14.16,21,23)

Meu irmão, o Reino de Deus é muito maior que comida, bebida, usos e costumes, dias sagrados. Ele é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (v.17). É muito maior do que práticas. A busca pelo Reino de Deus e Sua justiça devem ser buscadas em primeiro lugar por nós (Mt 6.33). Então, não devemos perder tempo estabelecendo regras sem fundamento bíblico, baseado em “achismo”, e nem ficar teimando com a nossa comunidade de fé que podemos fazer algo que ela não aprova. As duas situações mostram fraqueza na fé.
Ainda sobre o Reino de Deus, justiça significa integridade; virtude; pureza de vida; pensamento, sentimento e ação corretos¹. Já paz é definida como harmonia, concórdia, segurança¹. Enquanto que alegria é satisfação, de pessoas que são o prazer de alguém¹. Todas baseadas na ação do Espírito Santo na vida do cristão (v.17).
Com isso, precisamos focar nossa vida cristã neste reino; abandonar o hábito de julgar os outros; parar de criar obstáculos, impedindo as pessoas de viver um relacionamento sincero com o Senhor; deixar de seguir modinhas e ser quem Deus quer, e não quem queremos; e, principalmente, ensinar e viver o que a Bíblia realmente ensina. Sem isso, sempre tornaremos a igreja num lugar de debates inúteis; em vez de um lugar onde há justiça, paz e alegria. Vamos mudar isso agora, em nome de Jesus!


[1] Bíblia Strong, português, hebraico e grego. Aplicativo de celular.

Comentários

VERA SAID disse…
SOBRE O TEXTO “DEBATES INUTEIS” Pr. Joao Marcos Bezerra em 13/01/2018

Texto base: Romanos 14
Prezado irmao em Cristo,
Li o seu texto e fui incomodada a escrever e compartilhar com os irmaos leitores do seu blog o muito do que temos visto e ouvido sobre a igreja atual’ principalmente a igreja que se diz evangelica brasileira.
Assim como o legalismo, tambem o misticismo, o mundanismo,o antropocentrismo, são desvios da igreja, como sempre foram.
Como as pregacoes atuais, o louvor na igreja deixou de ser teocentrico e passou a ser antropocentrico. O que temos visto e uma troca de conteudo. E mesmo as igrejas mais tradicionais tem se deixado levar por esse modismo que as igrejas neopentecostais introduziram no seio das denominacoes. Não e mais a vontade de Deus que tem que ser feita na terra e sim, a vontade do homem que tem que ser feita no ceu. Que possamos observar mais atentamente as letras da musicas que se tem cantado nos chamados momentos de louvor na igreja. Sera que essas musicas, em que a congregacao e convidada a bater palmas e dancar estao realmente louvando e adorando a Deus? Sera que Deus esta recebendo como cheiro suave e agradavel ao Senhor? Precisamos pensar e avaliar nossas atitudes ao entrarmos e adentrarmos a Casa de Deus. Como devemos adorar ao Senhor? A biblia nos ensina que e com salmos,hinos e canticos espirituais. Esses canticos que tem sido cantados e que incitam o povo a dancar e bater palmas, levantar as maos para o alto, suar, como o senhor mesmo disse em sua ilustracao, na igreja contemporanea não tem nada de espirituais. Tem sim levado o povo a pronunciar o nome de Deus em vao, e na verdade, sua motivacao e apenas o atendimento as necessidades pessoais do povo ali reunido.
Precisamos, antes de tudo, lembrar os atos poderosos de Deus na historia da humanidade, sempre desejosos de fazer a vontade do Senhor e não a nossa. O que temos visto, quase todos os domingos na igreja são pessoas na equipe de louvor, vestidas muito inadequadamente, mascando chiclete, bebendo algo e criando todas as condicoes para um show musical, onde pessoas cantam, dancam, batem palmas, para que a assembleia se sinta bem no lugar que deveria apenas adorar a Deus. Esquecem que o culto deve agradar apenas ao Senhor. As pessoas se sobressaem, aparecem enquanto o Espirito de Deus se afasta. Isso não e louvor! Esse não e o louvor que Deus espera de nos. E esses não são os verdadeiros adoradores que o Pai procura. São apenas papagaios procurando imitar uma denominacao ou outra, uma igreja ou outra em busca de numero de fieis. Os verdadeiros adoradores são aqueles que adoram o Pai em espirito e em verdade. Uma vida de adoracao. Uma vida de santidade. Isso vai ser cobrado de nos, pastor.
Muito alem do que pensarmos em julgar,devemos exercer o discernimento de espiritos.
Quanto a culturas diferentes, sabemos que Deus e um so. E e o mesmo ontem, hoje e sera eternamente.
Não se trata de opinioes pessoais e sim discernir entre o que agrada e o que não agrada ao nosso Senhor.Nao se trata de visao limitada e decaida dos outros e das coisas e sim , como cristaos, e muito mais,como lideres, instruir o povo, usar o dom do discernimento que o proprio Deus nos deu. Não se trata de normas e condutas, usos e costumes pessoais e comunitarios, não se trata aqui, diante da sua ilustracao, de considerarmos algo errado, e sim, fazer a vontade de Deus, apenas a vontade de Deus, nada mais.Nao se trata de perder tempo estabelecendo regras, e sim zelo pela casa de Deus, zelo pela pregacao da Palavra de Deus. Para vivermos um relacionamento sincero com o Senhor, e preciso, antes de tudo, ter uma vida transformada,deixar de seguir modinhas, como o senhor disse. Ensinar e viver o que a Biblia realmente ensina (palavras suas). Que Deus nos abencoe e tenha misericordia de nos!

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

FUSÃO