MINISTÉRIO PASTORAL, EXCELENTE OBRA MESMO?!

Por João Marcos Bezerra
jmarcoscb@gmail.com
Texto base: 1Timóteo 3.1-7

A primeira carta de Paula a seu filho na fé Timóteo é uma das três cartas pastorais, juntamente com 2Timóteo e Tito. O apóstolo “escreveu esta epístola para encorajá-lo e instruí-lo em relação a assuntos práticos como adoração pública, as qualificações dos oficiais da igreja, e a confrontação do ensino falso na igreja” (SHEDD). Este livro também registra relações com viúvas, anciãos, escravos e mestres falsos[1] que o jovem pastor deveria lidar em seu ministério na igreja localizada na importante cidade de Éfeso. Seriam muitos desafios e Paulo teve a preocupação de deixar orientações preciosas.
O terceiro capítulo da carta possui as qualificações para os pastores e diáconos na igreja; assim como em Tito 1.6-9. São elas: irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro, não beberrão, não violento, amável, pacífico e não avarento, bom administrador do lar com filhos crentes e obedientes, maduro na fé (não neófito, isto é, novo convertido) e com boa reputação perante os de fora. A diferença entre as duas listas de atributos é que em 1Timóteo 3.2-7 também fala que o líder deve ser apto para ensinar. As demais características se referem ao caráter.
Com isso, a primeira coisa que podemos destacar, assim como destacamos em Tito 1, é que estas qualificações devem existir em todos os cristãos porque, antes de um homem ser qualificado para o ministério pastoral, ele precisa ter antes um bom caráter. Isto é reforçado quando lemos Gálatas 5.17-26 e Colossenses 3.5-14 que compara as características de quem está na carne com quem tem o Fruto e as virtudes do Espírito Santo. Sem estas, não é possível ser um líder na igreja.
Porém, o que chamo atenção neste momento é o termo inicial: “Esta afirmação é digna de confiança: se alguém almeja ao episcopado, excelente obra almeja” (v.1)...

Leia mais no livro "Escritos Modernos de um jovem sabido". Solicite já o seu pelo email jmarcoscb@gmail.com ou pelo site da Editora Koinonia.

[1] Bíblia Sheed
[2] Bíblia Strong: português, hebraico e grego. Aplicativo de celular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

FUSÃO