PRECISAMOS FALAR DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA?

por João Marcos Bezerra – jmarcoscb@gmail.com




No segundo semestre de 2016 fui ao cinema com um grupo de adolescentes da igreja assistir ao filme Nerve, que conta a história de Vee que na busca por “provar que tem atitude” se inscreve como jogadora num “jogo online onde as pessoas precisam executar tarefas ordenadas pelos próprios participantes”, no intuito de ganhar likes e dinheiro. Quem não cumpria as tarefas ou desistia perdia tudo e passava a ser somente um observador do jogo, junto com os outros que optavam por somente observar desde o início[1]. As tarefas iam de coisas simples a ações bem desafiadoras. Depois de uma série de desafios a Vee consegue disputar a final do Nerve e a missão era um homicídio.
No começo do mês de abril de 2017 “bombou” notícias sobre o ‘Desafio da Baleia Azul’, que consiste numa “série de 50 atividades que envolvem asfixia, automutilação, queimar a pele e, no extremo [e último desafio], o suicídio”[2]. Em vários casos de adolescentes suicidas no Brasil, as autoridades públicas suspeitavam de ligação com este jogo. Confesso que achei bem parecido com o Nerve.
Em seguida saiu a informação de que o desafio começou como um boato na Rússia em 2015 e alguns loucos que gostaram da ideia a tornaram real. No final de abril de 2017 foram dezoito casos noticiados de suicídio de adolescentes e jovens, onde, apesar de ainda estarem em investigação na época, em dois descartaram a relação com a ‘Baleia Azul’ e três foram confirmados². O número pode parecer pequeno, mas assusta porque um boato e cinematográfico desafio se tornaram reais bem perto de nós.
Praticamente no mesmo período que surgiram as notícias sobre o ‘Desafio da Baleia Azul’, estreou pela Netflix a série ‘Thirteen Reasons Why’, conhecida no Brasil como ‘Os 13 Porquês’, baseado no livro de mesmo nome do escritor Jay Asher. A série e o livro contam “por meio de fitas cassetes” os motivos de Hannah Baker se suicidar e a relação destas razões com os personagens da série[3]. Assisti a série e achei bem interessante porque levanta a discussão sobre suicídio, bullying, assédio e abuso sexual, depressão, machismo e inconsequência na adolescência. Por outro lado, a série erra em romantizar o suicídio e apontar culpados para a decisão da protagonista[4].
Acredito que o filme, o desafio e a série/livro trazem à tona a necessidade de falar sobre suicídio e, principalmente, sobre o que leva um adolescente ou jovem a decidir tirar a própria vida. Mattes (2017) captou da série cinco erros da Hannah: desobediência aos pais, frequência em lugares errados, não procurou ajuda (ela não se abriu com o conselheiro e não conversou com os pais), não perdoou e, principalmente, não se satisfez em Deus. Estes também foram erros de outras pessoas que tomaram a mesma decisão.



Leia mais no livro "Escritos Modernos de um jovem sabido". Solicite já o seu pelo email jmarcoscb@gmail.com ou pelo site da Editora Koinonia.


[1] WIKIPÉDIA. Nerve. Disponível no site https://pt.wikipedia.org/wiki/Nerve. Acessado em 28/4/2017.
[2] MELERO, Maria Beatriz. Desafio da Baleia Azul: como andam as investigações no Brasil. Disponível no site http://claudia.abril.com.br/sua-vida/desafio-baleia-azul-investigacoes-brasil/. Acessado em 28/4/2017.
[3] WIKIPÉDIA. Thirteen reasons why. Disponível no site https://pt.wikipedia.org/wiki/Thirteen_Reasons_Why. Acessado em 28/4/2017.
[4] MATTES, Tiago. 5 erros de Hannah Baker. Vídeo disponível no site https://www.youtube.com/watch?v=INenqsQkUmo. Acessado em 27/4/2017.
[5] COLLINS, Gary R. Aconselhamento cristão: edição século 21. Tradução Lucília Marques Pereira da Silva. São Paulo: Vida Nova, 2004.

Comentários

Excelente, Pr.JM! Parabéns pelo artigo e pela pertinência do tema.

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS