DIAS MELHORES PRA SEMPRE




por João Marcos Bezerra - jmarcoscb@gmail.com
Texto base: 1Pedro 3.14,15


Acho que todo ser humano que se preze tem o desejo de dias melhores num futuro próximo. Sempre há esperança que um dia chegaremos a ter paz e amor. A banda Jota Quest canta isto na música ‘Dias Melhores Pra Sempre’: “Vivemos esperando dias melhores. Dias de paz. Dias que não deixaremos para trás. Vivemos esperando o dia em que seremos melhores. Melhores no amor. Melhores na dor. Melhores em tudo. Dias melhores pra sempre.”. Será que todos vivem nesta expectativa?
Embora alguns já desacreditem desses dias melhores, outros vivem na luta diária por eles. O fato dos refugiados saírem dos países em guerra em busca de um local melhor mostra esperança. O nosso esforço de crescer e melhorar mostra isso também. E assim a grande maioria, de uma forma ou de outra, luta com esperança por um futuro sem corrupção, sem violência, sem choro, sem dor e sem sofrimento. Mas, a questão é: onde está a esperança deles?
Por volta de 64d.C a Igreja começou a sofrer uma perseguição muito grande pelo Império Romano e, com isso, passou por um processo de dispersão. Nisto, o apóstolo Pedro escreve aos irmãos da ‘diáspora’ uma série de recomendações e, principalmente, destacando aos irmãos a graça de Deus. Daí, é que encontramos um dos seus mais conhecidos versículos: “Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.” (1Pe 3.15).
Diante de toda a perseguição que a Igreja estava sofrendo, Pedro orientou os irmãos a não retribuírem mal com mal (v.9), a buscarem a paz com perseverança (v.11) e a não temerem o mal que sofriam mesmo praticando o bem (v.14). Pense num desafio que os irmãos tinham! Mas era a atitude destes que fazia com os outros percebessem uma diferença e, principalmente, que havia uma forte esperança em algo maior do que na própria humanidade ou nos deuses pagãos. Será que as pessoas percebem que há uma esperança maior para se buscar?
Fui a um congresso que tinha como tema “Uma Razão, Uma Esperança” e lá trataram da expectativa positiva que devemos ter na pessoa de Jesus Cristo para viver melhor aqui neste mundo. Isto é maravilhoso! Porque é no Senhor onde encontramos a verdadeira esperança. Entretanto, quando lembro do texto de 1Coríntios 15.19 (“Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens”) sinto necessidade de algo mais.
A palavra grega elpis usada para esperança no texto de 1Pedro 3.15 também é definida como “regozijo e expectativa confiante da eterna salvação” (Bíblia Strong). E é nesta confiança que devemos viver aqui na terra: que um dia desfrutaremos da eternidade, estaremos no céu com Cristo reinando. É somente neste período da história que verdadeiramente encontramos os dias melhores que tanto buscamos. Além disso, esses dias melhores serão para sempre.
Mas, por que sou tão pessimista quanto a esta vida? Porque Jesus nos alertou (ver Mateus 24 e 25); porque o apóstolo Paulo nos alertou (ver 1Timóteo 4); porque o apóstolo João escreveu o livro do Apocalipse descrevendo toda a ruína humana antes da volta de Jesus. Por isso, sou pessimista para o aqui e agora.
Entretanto, sou otimista com o futuro porque acredito e nisto deposito toda a minha esperança de que eu, a minha família, todos aqueles que amo e conheço e toda a humanidade podem desfrutar de dias melhores para sempre na eternidade. Para isto, basta reconhecer a Jesus Cristo como único caminho, verdade e vida; confessa-lo como seu Senhor e salvador; e acreditar em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Se você quer continuar acreditando que os dias serão melhores pela força e trabalho da própria humanidade, é uma escolha sua. Isso não acontecerá!
O futuro próspero só virá quando Cristo estiver governando (Apocalipse 21 e 22). Tenha esperança nisto e desfrute de dias melhores pra sempre. Deus abençoe!

Eu creio em dias melhores pra sempre… no céu. Então, bora ou vamo?!

Comentários

Petherson Costa disse…
Cara,
faço coro contigo! Evangelho é falar da esperança que temos, e não comentar o desespero. Dias melhores virão com certeza!

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS