ANTES QUE O MUNDO ACABE


Por João Marcos Bezerra
Texto Base: Ap 6.12-16


Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande terremoto. (Ap 6.12a)

Qual a primeira coisa que vem a sua mente quando você ouve sobre o fim do mundo? Muitos têm medo; outros sentem pavor; alguns não gostam de falar sobre isso; poucos tem alegria, mas ninguém se exime de algum pensamento ou sentimento acerca do fim.
O filme 2012, estrelado em 2009, fala sobre um grande terremoto causado pelo aquecimento do núcleo da terra; sucedido pelo deslocamento da crosta terrestre e por diversos megatsunamis e erupções vulcânicas.
Ao ler Apocalipse 6.12-16 vemos exatamente a base profética deste filme: um Grande Terremoto, o escurecimento do céu, as ilhas e montes mudando de lugar e todos buscando se salvar da ira do Cordeiro nas cavernas e nas montanhas.
Entretanto, isso não é o começo e nem o fim do julgamento divino sobre a humanidade – como o trailer avisa: “O fim é só o começo!”. Jesus avisou sobre o princípio das dores (guerras, terremotos, fomes, perseguição aos cristãos, apostasia, falta de amor etc. – Mt 24.4-12). A própria revelação ao apóstolo João expos outros cinco julgamentos antes do Grande Terremoto. Nesta visão ele viu o livro selado, que continha todo o desfecho do fim, sendo aberto pelo Cordeiro de Deus (Ap 5); e a cada selo aberto algo acontecerá no cumprimento apocalíptico.
No primeiro selo um cavaleiro surgirá imponente num cavalo branco pronto para reinar. Alguns eruditos pressupõem que este é o momento em que o anticristo iniciará o seu governo no mundo. Logo após, surgirá o do cavalo vermelho que trará uma Grande Guerra. Hoje muitos países têm capacidade bélica para fazerem um enorme estrago na Terra durante um conflito mundial.
No terceiro selo aparecerá um cavalo preto autorizado a causar fome,  muito provavelmente por consequência da Grande Guerra. Após este, o cavalo amarelo, chamado Morte, seguido pelo “inferno” (Hades), entrará em cena com o direito de matar um quarto da população mundial.
Depois da atuação dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, o quinto selo será aberto. Os santos, perseguidos e mortos pela fé em Cristo, clamarão a Deus pedindo justiça e serão consolados por Ele. Depois disso os julgamentos se tornarão mais intensos e o Grande Terremoto acontecerá ao se abrir o sexto selo. Em meio a toda a catástrofe os sobreviventes tentarão continuar a vida, reconstruindo o mundo. Os cristãos remanescentes serão selados e toda a humanidade sofrerá ainda mais com a Ira do Cordeiro.
Em meio a estas cenas cinematográficas proféticas, ainda não são reais, mas que causam temor, pergunto a você: Como será a sua vida antes destes acontecimentos? Como você se comportará? Isso determinará o seu futuro antes que o mundo acabe. Por isso, apresento três dicas para que sua vida seja a mais proveitosa possível:
1.      Antes que o mundo acabe APROVEITE A VIDA (Carpe diem):

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua juventude, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade. (Ec 11.9,10)

Cada momento da vida deve ser vivido com intensidade. Aproveite os seus amigos e a sua família. Fale a cada um o quanto são importantes para você. Divirta-se com sabedoria. Estude com zelo. Não perca tempo e viva, mas se lembre que você prestará contas a Deus por cada atitude no dia do Juízo. Nada passará em branco e você sofrerá as conseqüências das suas irresponsabilidades seja em vida ou na eternidade. E, se andar por caminhos de morte… misericórdia. Então, aproveite a vida que o Senhor lhe dá com responsabilidade.
2.      Antes que o mundo acabe ESCOLHA O CAMINHO A SEGUIR:
“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mt 7.13). Esta segunda dica é um princípio determinante para a primeira. Você deve escolher qual o caminho seguirá em sua vida: de morte ou de vida, para a perdição ou salvação. Não há outra opção! A direção certa o levará a viver com responsabilidade diante de Deus e das pessoas. Ele regerá todos os seus passos e lhe levará a andar nos propósitos divinos. Isso, de tal forma, que você não temerá o Juízo Final, pois entrou pela porta estreita.
3.      Antes que o mundo acabe OBEDEÇA AO SENHOR:
“Como o jovem manterá puro o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra [Palavra de Deus]” (Sl 119.9). Para começar, se você escolher o caminho mais fácil, a porta larga, o caminho de morte, esqueça esta terceira dica. Mas se você escolher entrar pela porta estreita, que leva a vida (Mt 7.14) e aproveitar a vida com responsabilidade, deverá observar e obedecer os princípios bíblicos. São as quatro primeiras letras do alfabeto cristão: O – B – D – C. Deus não nos criou e nos abandonou a própria sorte. Ele escreveu o “Manual do Homem”, a Bíblia, para que usássemos todas as funções e os “aplicativos” dados a nós para que vivêssemos da melhor forma neste mundo tenebroso.
Quer aproveitar a vida de forma plena e andar rumo à vida eterna? Obedeça ao Senhor em todos os seus atos e glorifique a Ele em todo momento (I Co 11.31). Com certeza há outras dicas, mas estas são as necessárias no momento para vivermos e aproveitarmos as bençãos e a graça de Deus plenamente em nossa vida terrena ANTES QUE O MUNDO ACABE.

Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. (Mt 24.42)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?

CASAS APAINELADAS