“LIBERDADE” OU MORTE

Texto base: Marcos 10.17-22 / João 8.31-36,47,51

 

Há cerca de 10 anos havia uma propaganda da operadora de celular ‘OI’ que trazia vários homens grandes com roupas justas e da cor da pele com uma faixa escrita “bloqueado”. Esses mesmos eram acorrentados aos clientes de operadoras que vendiam aparelhos bloqueados. Neste tempo os celulares vendidos por uma operadora não podiam ser usados com chips de outras operadoras. Quem lembra disso?

Ao ler a historio do Jovem Rico, consigo visualizar a mesma situação da pessoa que comprava um aparelho bloqueado na propaganda. Uma pessoa acorrentada a algo que o impedia de andar livremente. O jovem queria alcançar algo que todos desejam: a vida eterna. Porém, tinha uma corrente que o prendia a uma coisa e não o deixava prosseguir nesse desejo.

Isso é o retrato de muitas pessoas que buscam a Deus para alcançar a eternidade e para conseguir as bênçãos e sucesso que podem receber como discípulas de Jesus. Muitos estão presos a correntes, onde na outra ponta está um homem grande com roupa justa e da cor da pele, com uma faixa escrita: dinheiro, sexo, amores, orgulho, autossatisfação, sucesso etc.

Quando leio o diálogo entre Jesus e o jovem, observo que a primeira pergunta do Mestre é se o rapaz sabia o que realmente queria (v 17 e 18): “Por que me chama bom?”. Depois, qual o conhecimento que tinha dos mandamentos (v 19): “Sabe os mandamentos…”. E por último se ele estava disposto a se soltar do seu grilhão para seguir à Cristo (v 21): “Vá, venda todos os seus bens e dê o dinheiro aos pobres.”.

Primeiramente, devemos entender que para se aproximar do Filho de Deus em busca da vida é necessário reconhecer quem ele realmente é, com sinceridade.

 

Buscá-lo com interesse em receber algo em troca não nos torna próximos dEle.

 

Num segundo momento, precisamos perceber os mandamentos, estatutos, juízo, a Palavra como orientador na vida. O conhecimento e a obediência são o que revela quem vive na luz e conhece a Deus, conforme I João:

 

A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. (1.5-7)

 

Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos. Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus: Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu. (2.3-6)

 

Além de mostrar que somos filhos de Deus por esta obediência a Palavra, o conhecimento das Escrituras nos traz a verdadeira liberdade, livrando-nos da morte, conforme João 8: “Então Jesus disse para os que creram nele:

 

Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. (vs.31,32)

 

Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem obedecer aos meus ensinamentos não morrerá nunca. (v.51)

 

Em terceiro lugar, é possível compreender que não tem como seguir a Deus, através do seu Filho Jesus, acorrentado em qualquer coisa. Estas não nos deixarão seguir a Luz, rumo a liberdade. Como exemplo, a Bíblia nos deixa o povo de Israel que foi exortado à obediência várias vezes (Deuteronômio 26.16-19 é um exemplo). Em alguns momentos andavam fielmente, mas em outros o negócio desandava. Desviavam-se da lei do Senhor. Com isso sofriam as conseqüências do desvio.

Por isso, precisamos escolher a liberdade ou a escravidão, que nos leva a morte; ter uma vida verdadeira com Cristo ou viver uma mentira até o fim de nossas vidas. “Ninguém pode servir a dois senhores” (Mateus 6.24). E quando servir a outro senhor, se não a Deus, afastados estamos do Criador.

 

Então, escolha logo: LIBERDADE OU MORTE!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ‘IDE’ NÃO É A MISSÃO

CADMIEL: UMA HISTÓRIA SEM FIM

VAMOS BRINCAR DE ‘SIGA O MESTRE’?