TUDO IGUAL



por João Marcos Bezerra

É! Mais um natal chegando, o ano terminando, outro ano chegando, as mesmas expectativas que as frustrações passadas não retornem, alimentando a esperança de um ano melhor. Também tem os mesmos discursos de “feliz natal, próspero ano novo e tudo de melhor para você” sendo feitos para todo mundo. Ou seja, tudo acontece novamente, e de novo, e de novo, repetidamente a cada final de ano.
Desculpa por esta mensagem desiludida, mas é porque quando vejo que estes discursos são vazios e as coisas sempre acontecem do mesmo jeito no ano seguinte, pouca coisa muda, lembro logo do que o sábio rei Salomão falou em Eclesiastes 1.9: “O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol”. Sei que sempre se espera que as mensagens de fim de ano sejam alegres, cheias de esperança e motivadoras. Esta também é! (apesar da introdução – rsrs)
Sei que vocês podem concordar com tudo o que escrevi no começo e isso deixa uma frustação, falta de esperança no ar e uma expectativa de mesmice para o novo ano. Entretanto, quero dizer para você que não precisa ser tudo igual. Você pode fazer diferente a partir do próximo ano. Quer saber como? Faça um levantamento de tudo o que você não gosta e quer mudar. Depois abandone tudo o que não gosta e comece a por em prática as mudanças. “Mas o que tem de novo nisso?! Todo ano se fala a mesma coisa! É tudo igual!” - você com certeza esta falando, porque eu não aguentava mais ouvir isso também até entender que só há um meio das coisas realmente mudarem, serem diferentes.
O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5.17 diz: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”. Você quer que realmente as coisas mudem na sua vida? Tudo se faz novo em Jesus. Este mesmo que comemoramos o nascimento no Natal. Apesar dele não ter nascido nesta época, e sim Ninrode – homem poderoso fundador de Babel, Nínive e outras cidades antigas. Mas isso é conversa para outro texto, voltemos ao assunto.
Entenda porque Jesus fez o novo na minha vida e pode fazer na sua. Quando decidimos torna-Lo o Senhor da nossa vida, Ele nos dá o seu Espírito. Este, por sua vez, nos dá um fruto maravilhoso que tem amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22,23). Veja como só tem coisa boa! Os nove vêm juntos, num pacote só. Mas isso não para por aí. O mesmo apóstolo Paulo recomenda o seguinte para aqueles que têm uma nova vida em Cristo:

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas… Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência… Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador… Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. (Colossenses 3.2,5-14)

Esse texto confirma que precisamos deixar as atitudes ruins e colocar em prática o fruto do Espírito. Mas para isso, o Espírito de Deus precisa habitar em nosso coração. Precisa fazer todas as mudanças necessárias. E você precisa deixa-lo entrar na sua vida e fazer tudo o que é necessário para mudar.
Então, se você quer que o novo ano não seja tudo igual, entregue a sua vida a Jesus Cristo. Deixe o Espírito Santo fazer morada no seu coração e transformar você por completo. “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e tudo Ele fará” (Salmo 37.5). Eu fiz isso e realmente os anos começaram a ser diferente nas atitudes, nos projetos etc. porque Deus, o Pai, o Criador, começou a moldar e a direcionar a minha vida pelo Caminho. Faça isso agora e veja a diferença em você!

Com Jesus Cristo em sua vida, não tem como ser tudo igual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADMIEL: UMA HISTÓRIA SEM FIM

SÓ QUEM PODE ME JULGAR É DEUS! SERÁ?!

FUSÃO NUCLEAR