NA TELHA



por João Marcos Bezerra

Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, a sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo. (Gn 4.7)

Você conhece a história de Caim e Abel? O verso supracitado faz menção do alerta de Deus ao filho mais velho de Adão: “Você agiu mal… O pecado está na porta… Você precisa vencê-lo.”. Esta foi a primeira de muitas histórias de assassinato e homicídio já ouvida da criação até os dias atuais. Tudo começou na desobediência e até hoje sofremos as perdas causadas pela violência.
Com base no capítulo 04 de Gênesis, temos a escolha de fazer o que é certo ou o que é errado. O certo nos dará alegria e nos dará vitória sobre o pecado. Enquanto que permanecendo na maldade, fazendo somente aquilo que der “na telha” fazer, estaremos sujeitos a toda violência consequente da nossa escolha ruim e continuaremos construindo um mundo mais violento e cheio de pessoas mimadas que querem tudo a sua própria vontade.
Caim pegou parte do que plantava e deu em oferta a Deus, que foi rejeitada por este; não pela oferta em si, mas pelas condições do seu coração durante a dedicação. O Senhor percebeu algo ruim na mente do primeiro homicida e o rejeitou por isso. Todavia, como o Pai é misericordioso, avisou a Caim que era possível dominar e vencer o mal em seu coração. Da mesma forma somos nós! Tanto cheio de maldade como o primogênito de Adão, quanto capazes de dominar e vencer o pecado que bate a nossa porta.
É dado a cada um de nós o direito de escolha por fazer o que bem quiser e continuar semeando a violência, ou dar ouvidos ao alerta de Deus para fazer o bem em tudo e a todos. A oferta não vale muito quando não ofertamos a nossa vida como “um sacrifício santo e agradável a Deus”. Se chegarmos a Ele com o coração amargurado, rancoroso e destilando ódio, com certeza seremos rejeitados, assim como foi Caim. Sei que a grande maioria da humanidade não suporta a violência em que vive, mas, se queremos mudar o mundo e por fim a crueldade, é necessário mudar primeiro o nosso coração e fazer o bem.

Pra conseguir mudar o mundo tem que ser com a mão no arado!
(Fruto Sagrado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ QUEM PODE ME JULGAR É DEUS! SERÁ?!

CADMIEL: UMA HISTÓRIA SEM FIM

PRECISAMOS FALAR DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA?