OS SONHOS EVAPORAM



por João Marcos Bezerra
Txt base: Lc 1.8-17

O que você quer ser quando crescer? Ou o que você sonha em ser quando estiver mais velho do que agora? Ou ainda, quais são os seus planos para um futuro próximo? Qual o seu maior sonho ainda não realizado ou que é uma utopia (sonho impossível) atualmente para você? [Ah!!!] Essa é boa: o que você sonha ou sonhava para os seus filhos? Isso vale para todo mundo! Aqueles que já têm ou ainda terão filhos. Temos muitos sonhos já realizados e outros ainda por realizar, tanto para nós mesmos como para outros. Não é verdade?!
Muitos homens se levantaram e se levantam na história pregando e promovendo revoluções e tentativas de transformar o mundo. Eles possuíam e possuem sonhos para eles, seus filhos, família e sociedade em geral. Muitos desses planos se reduziram a utopias ou foram mal sucedidos. Tornaram-se simples teorias levadas pelo vento que ainda podem ser ouvidas ou defendidas por algum fã nostálgico dessas personalidades.
Lembro-me de uma música de Elmar Gueiros, do Grupo Novo Viver, que diz o seguinte:

Não, ninguém vai esquecer Bob Dylan ou John Lennon, homens promovem revoluções, mil ideias. Já, já sabemos que as ideias e os sonhos evaporam. Órfãos de Woodstock, dos pais herdaram misérias. Tantas mentiras que se ouviu, dariam um 1º de abril. Eles queriam paz e amor, do sonho de Lennon que acabou... E agora, você? A vida não acaba nisso aí. (OS SONHOS EVAPORAM)

Assim como esses sonhadores, nós também traçamos planos para nós, nossos filhos, familiares e, alguns mais ousados, para o mundo, no intuito de alcançar um tempo melhor para aqueles que amamos. Embora vários desses sonhos se frustrem ao longo da vida, mais e mais aspirações são criadas quando não nos permitimos desistir de sonhar. Isso é extremamente saudável e deve ser algo continuo. Isso é o que nos mantem na caminhada diariamente, sonhos.
Como cristão, conheço muitas histórias de personagens bíblicos que sonharam e foram bem sucedidos. Também de outros que não se deram bem, erraram o caminho. E, mais ainda, quando tiveram resultados positivos somente ao colocarem os planos nas mãos do Criador. Há ainda personagens que temos a certeza que já nasceram para seguir um plano divino, o sonho do Senhor para eles. No meu texto “DeZé-ninguém a Sonhador” cito o exemplo de Moisés como quem nasceu com o rumo traçado, mas saiu da linha durante essa caminhada e voltou em tempo. Dessa vez, quero chamar a atenção para outro personagem, João Batista.
O texto de Lucas 1.8-17 relata o anúncio do nascimento desse personagem revestido pelo poder do profeta Elias (v.17) e profetizado por Isaías (40.3,4) e Malaquias (3.1; 4.5,6). Percebam que ele teve um papel importantíssimo na história e foi tido com alta estima por Jesus, quando este disse: “entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João” (Lc 7.28). Apesar de ele ter sido morto decapitado a mando de Herodes ainda jovem, completou o seu tempo de vida cumprindo um sonho maior do que qualquer um concebido por ele mesmo, o PROPÓSITO DIVINO.
Sempre que eu conversava nas devocionais periódicas que fazia no trabalho com os colegas, gostávamos de pensar que os planos de Deus para nós são menores do que o propósito Dele para a humanidade, isto é, Deus tem um sonho para cada um de nós que está subordinado ao plano maior de salvação do mundo. Se a morte de alguém vier a alcançar uma alma perdida, isso acontecerá. João Batista foi um dos maiores exemplos de vida completamente submissa ao sonho de Deus. Muitos se arrependeram através da pregação e exemplo deste homem e ainda hoje a sua voz ecoa em nossa mente quando lemos a história dele.
Por isso, sempre gosto de pensar que, por mais belo e bem intencionado que seja os nossos sonhos, eles precisam ser entregues ao Senhor para que a Glória Dele se manifeste ao mundo e vidas sejam transformadas pela vida ou pela morte. Por mais triste que venhamos a ficar com um plano “perdido” ou um “sonho que acabou”, precisamos lembrar que nas mãos do Senhor este pode ser eterno e pleno. Além disso, maior do que qualquer sonho já temos Aquele que age em nós de forma santa, perfeita e agradável se entregamos nossa vida em sacrifício vivo a Jesus e, que o nosso maior sonho se realizará quando estivermos na morada celestial. Aleluia!
Por fim, deixo o restante da letra da música “Os sonhos evaporam”, que encerra:

Não se esqueça: você tem Jesus Cristo, acredite! Ele é muito mais que revolução e ideias. Deus, Deus existe e nisso não há mistérios, nem tolice. Os filhos do amor de Jesus irão para o céu. E, nessa mensagem já surgiu há mais de mil anos, mais de mil, Cristo mostrando o seu poder, a Sua Palavra faz viver.
  
Lembrem-se, lá no céu os sonhos não evaporam!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADMIEL: UMA HISTÓRIA SEM FIM

SÓ QUEM PODE ME JULGAR É DEUS! SERÁ?!

FUSÃO NUCLEAR