TÁ FICANDO DOIDO?

Texto base: Pv 1.7-10
Por: João Marcos Bezerra

…mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. (v. 7b)

O livro de Provérbios foi escrito pelo sábio e famoso rei Salomão e tem a Sabedoria como principal tema. Tem como elemento fundamental conselhos para um viver prudente num mundo obscuro e insensato.
O verso 7 diz que a base para o saber é o temor a Deus, isto é, um sentimento de reverência, respeito, obediência e submissão ao Senhor. Porém, muitos escolhem viver como loucos desprezando a sabedoria e o ensino que provém do Criador. Defendem que cada um vive a sua maneira e por conta própria, sem a interferência de um orientador.
Isso faz com que muitos cresçam acreditando que são donos do “próprio nariz” e que não devem satisfação a ninguém, desprezando a instrução dos pais. Se desprezam os conselhos daqueles que os sustentam, imagine a de Deus, pois esquecem que é Ele que dá a vida e o sustento diário.
A loucura do mundo passa nos jornais e mostra a violência dos assaltos e seqüestros, a insensatez dos ditadores que combatem a oposição pela força bruta, os problemas de relacionamentos entre marido e mulher, pais e filhos, namorados, patrão e empregados e a desordem climática que atinge locais diversos de várias formas diferentes. E essa doidice é causada pela rejeição a sabedoria divina.
Quantos recusam os conselhos recebidos e argumentam: “Se conselho fosse bom não se dava, se vendia”? Quantos ouvem uma instrução boa e outra ruim e seguem uma pior ainda, acreditando que seguir o bom conselho é ser covarde ou “Mané”, ou ainda, pensam que fazer o que é certo “é coisa de otário”. E com isso, vão se dando mal. Por isso, Salomão chama a quem despreza a sabedoria e o ensino de louco, porque quem ouve e segue a orientação dos sábios será uma pessoa destacada (v. 9), diferente, e terá sucesso na vida.
Por isso, o título deste texto é “Tá ficando doido?”, porque muitas vezes você negou a instrução correta, você desprezou os conselhos dos seus pais – a quem o Senhor constituiu como seu instrutor no seu crescimento como pessoa, e diversas vezes você virou as costas para Deus e sua sabedoria – ou melhor, nem buscou o ensino divino. Foi nesses momentos que você agiu como um louco (doido, demente, maluco e imprudente) e fez o que era mal e perverso.
Não se vive neste mundo por muito tempo agindo fora de si, seguindo os perversos em suas loucuras. É necessário temer a Deus para se adquirir sabedoria. E este temor está em se entregar a Jesus Cristo e torná-Lo Senhor e salvador da sua vida e deixar que a instrução divina encha o seu coração através do Espírito Santo e o transforme numa pessoa diferente e melhor do que é hoje, além de levá-lo a um viver de sucesso completo.
Por fim, “não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal” (Pv 3.7) e “deixe Deus tocar o teu coração, ajustar o foco da tua visão, te afastar desse abismo, revelar o segredo.¹”.
Que Deus o abençoe e alargue as suas fronteiras, que a mão Dele seja com você e o preserve do mal, de modo que não sobrevenha aflição alguma sobre você.² Amém!

__________
¹ Trecho da música ‘O Segredo’ da banda Fruto Sagrado
² Benção baseada na oração de Jabez em I Cr 4.10

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ QUEM PODE ME JULGAR É DEUS! SERÁ?!

CADMIEL: UMA HISTÓRIA SEM FIM

PRECISAMOS FALAR DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA?