PARA TUDO TEM SOLUÇÃO

-->
Texto base: Jo 11.1-46
Por: João Marcos Bezerra

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto? (v. 25 e 26 ARA)

Quem não ouviu o celebre ditado: “pra tudo se tem um jeito, só não tem jeito pra morte”? Escutei isso várias e várias vezes ao longo da minha breve vida. Quando qualquer coisa dá errado sempre tem alguém que diz está celebre frase “positiva”.
Uma casa pegou fogo ou foi destruída por uma enchente, pode-se reconstruí-la. Se alguém está com uma doença grave, pode ser curado. Se perde-se uma parte do corpo, pode substituí-la por uma prótese (não é a mesma coisa, mas tem jeito). Se uma estrutura de concreto armado está comprometida, a armadura está corroída e boa parte do concreto descolando, pode recuperar esta estrutura e deixá-la nova e firme. Entre muitos outros exemplos, há jeito para “tudo”. Ainda digo mais: inclusive para a morte.
No texto do Evangelho de João, capítulo 11, relata-se a doença, morte e ressurreição de Lázaro, amigo de Jesus. Quando aquele estava doente foram avisar ao Mestre sobre o amigo, mas Jesus não foi visitá-lo até o momento da morte.
As irmãs de Lázaro e outros acreditavam que o Mestre poderia curar a enfermidade do moribundo e evitar a sua morte. Porém, Jesus queria mostrar que era o Filho de Deus e tinha poder para restaurar a vida e esperou que o amigo morresse para ressuscitá-lo.
Hoje a cura de doenças pela medicina não é nenhuma surpresa. O desenvolvimento tecnológico dessa e de outras ciências é extraordinário e mostra o quanto o homem tem a capacidade de dar um jeito em quase tudo. Isso mesmo, quase tudo! Porque, realmente, o homem ainda não tem e nunca terá a competência de dar um jeito à morte, pode apenas evitá-la por certo tempo.
Por isso, é relevante dizer que “pra tudo se tem um jeito, só não tem jeito pra morte”, pois a humanidade não detém do conhecimento divino de restabelecer a vida. Porém, está é uma visão antropocêntrica de mundo, onde o homem é responsável por resolver todos os problemas por conta própria. Entretanto, o mundo está além da humanidade.
Há um Deus criador e soberano. Ele pode resolver todos os problemas do mundo, inclusive a morte. Ele pode ressuscitar um morto. Pode curar uma enfermidade ainda desconhecida e sem remédio. Pode manter firme qualquer estrutura debilitada. Pode tudo! Porque Ele é o Senhor Todo Poderoso, criador dos céus e da terra. E foi através do Seu Filho, Jesus Cristo, que a morte foi derrotada.

Pedro continuou: Homens de Israel, escutem o que eu vou dizer. Deus mostrou a vocês que Jesus de Nazaré era um homem aprovado por ele. Pois, por meio de Jesus, Deus fez milagres, maravilhas e coisas extraordinárias no meio de vocês, como vocês sabem muito bem. Deus, por sua própria vontade e sabedoria, já havia resolvido que Jesus seria entregue nas mãos de vocês. E vocês mesmos o mataram por mãos de homens maus, que o crucificaram. Mas Deus ressuscitou Jesus, livrando-o do poder da morte, porque não era possível que a morte o dominasse. (Atos 2.22-24 NTLH)
 Então, podemos ver que Cristo tem o jeito para a morte – a nossa última inimiga a ser vencida (I Co 15.26). Foi através Dele que Deus tornou e torna o impossível em possível (Mt 19.26).
Infelizmente muitos não acreditam nisso (isso não deixa de ser verdade, devido essa descrença). Garanto a todos que isso é verdade e fato: Jesus venceu a morte, ressuscitou e hoje nos dá a oportunidade de viver a vida eterna (Jo 3.16). Isso não impede que nosso corpo morra, mas garante que após a morte física vivamos a eternidade no céu.
Por fim, muitos também questionam: se Deus é capaz de tudo, por que Ele permite que tanta desgraça ocorra e que nós morramos? Esta resposta é fácil demais: porque não deixamos que Ele nos governe e também o mundo em que vivemos. Cada vez mais queremos que o Criador não se meta em nossas vidas e nas coisas que fazemos. Deus virou apenas o “gênio da lâmpada” para atender os desejos do coração ou um mito. Como Ele é educado permite que vivamos da maneira que queremos. Todavia, não é da vontade Dele que seja assim. Por isso, Ele está sempre disponível para nós. É só buscá-lo!
Por isso, encerro deixando para você a escolha: VENCER A MORTE através de Jesus Cristo e viver eternamente, ou CONTINUAR A VIVER DO SEU JEITO e da sua maneira até a morte. Não deixe essa escolha para depois. Faça isso agora!
Deus abençoe abundantemente a cada um de nós, segundo a Sua soberana vontade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADMIEL: UMA HISTÓRIA SEM FIM

SÓ QUEM PODE ME JULGAR É DEUS! SERÁ?!

FUSÃO NUCLEAR