ADOLESCENTE, QUAL É O SEU PAPEL?

(TEXTO COMEMORATIVO DO DIA DO ADOLESCENTE BATISTA – 1º DOMINGO DE AGOSTO)

Por Larissa Fernanda Oliveira

Nesta data em que comemoramos o dia do adolescente batista precisamos discutir um pouco sobre esta fase tão repleta de estereótipos e rótulos negativos por parte da sociedade. Será que realmente estas considerações sobre essa fase da vida são relevantes?

O corpo do adolescente entra em uma aceleração incomparável, e o cérebro começa a passar por uma profunda modificação, sendo dotado de impulsividade, ousadia, impaciência e ambição. Estas características o impulsionam a muitas conquistas, tornando-os líderes em potencial. Um dos aspectos da liderança é a inovação, e os adolescentes são muito capazes de inovar devido a essas qualidades que possuem. Vale ressaltar que estamos considerando liderança aqui como uma aptidão para levar pessoas a acreditar em algo e alcançar objetivos comuns. Desta forma, podemos dizer que liderar é evangelizar, pois a evangelização motiva, orienta, capacita e leva as pessoas a alcançar a excelência e satisfação.

Se os adolescentes possuem essas características para liderar, por que não evangelizam? Algumas pesquisas mostram que é devido ao medo de perder amigos, se tornar impopular, não saber responder questionamentos etc. Por isso Paulo insistiu com Timóteo para vencer sua timidez para pregar o evangelho. Todos nós fazemos parte do corpo de Cristo e temos a responsabilidade de fazermos discípulos, independente da idade.

A igreja deve contar com a grande capacidade do adolescente para liderança, envolvendo-os no evangelismo, de modo a fortalecer e estimular sua capacidade de influenciar os outros da sua idade. E, adolescente, você precisa vencer o medo, sair do esconderijo e iluminar os que estão em trevas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADMIEL: UMA HISTÓRIA SEM FIM

SÓ QUEM PODE ME JULGAR É DEUS! SERÁ?!

PRECISAMOS FALAR DE SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA?